Vocabulário: Ansiedade: Aflição, estado emotivo caracterizado por um sentimento de insegurança.
Introdução: Dentre os males que assola o homem a ansiedade é uma delas. Ela mostra o seu real poder quando alguém não possui a fé salvifica em Deus; pois uma vez confiantes no poder do conhecimento da pessoa maravilhosa de Deus, não andaremos ansiosos, pois assim é a maneira que Deus deseja ver seus filhos.
1. A ANSIEDADE E SEUS MALES
Como observamos que tudo o que foi de ruim, partiu de Lúcifer. Entendemos que uma vez o homem sem a presença de Deus, é campo fértil para a atuação da ansiedade. A ansiedade é um mal que domina a geração atual, pessoas inseguras é o que vemos, inseguras quanto ao que comer, beber, vestir, o futuro e etc…A ansiedade tem encurvado a sociedade desde o Éden, como sendo um peso que esta impedindo o povo levantar a cabeça e fixarem os olhos em Deus; a ansiedade não tem nem ao menos deixado os olhos dos homens observarem as coisas simples, porém de grande significado espiritual que são as aves e até mesmos aos lírios do campo.
A ansiedade tem como primeiro objetivo, desarticular o homem da visão de que Deus pode resolver qualquer coisa.Outra coisa é provocar uma atitude de querer ocultar a ansiedade em troca de “ preenchimentos momentâneos”; por exemplo, vícios, empréstimos, jogos etc…Ainda pior do que isto é uma desvalorização da vida e uma supervalorização a matéria.
A ansiedade é o caminho que conduz as incertezas, inseguranças da vida.A ansiedade é a cortina negra que bloqueia a visão da fé.A ansiedade é um mal que tem solução.
2. ENCAMINHANDO NOSSAS ANSIEDADES SOBRE A PESSOA CERTA
2.1 Não devemos lançar sobre nos mesmos.Pois se assim fizermos nos sobrecarregaremos, e faremos parte desta sociedade encurvada.
2.2 Não devemos lançar sobre nossos parentes, irmãos e/ou amigos.
3.3 Somente em Jesus podemos lançar nossas ansiedades. Porque?
a)Jesus nos chama.Mt.11:28
b)Jesus venceu. Jo.16:31, Is.53:5
c)Por causa de seu excelente ministério: Sumo sacerdote. Hb.4:14-16
3. COMO VENCEREMOS A ANSIEDADE
A Bíblia é o manual de vitória. Nela encontramos as maneiras corretas de reagirmos a este sentimento tão perigoso, pois a Bíblia nos mostra que quando nosso coração é tomado pela ansiedade nos sentimos abatidos e com isto impossibilitados de ver a vitória Pv.12:25a.Veremos agora o que Deus pede em sua Palavra para triunfarmos sobre a ansiedade.
3.1 – Vivermos uma vida de fé – Como agradaremos ao Senhor se em nosso coração não imperar a fé? A galeria da fé não foi composta de homens que não passaram por dificuldades, pelo contrario, passaram por isso estão no capitulo da fé, e Deus quer que também entremos neste imenso rol de vencedores pela fé; pois a única maneira de vencermos o mundo com suas pressões é pela fé 1Jo5:4.
3.2 – Não andando ansiosos (Mt.6:25) – Por qual motivo nos andaríamos inseguros tendo Deus como nosso socorro bem presente? Sl.46:1;10 .Em 2Co. 5:7 nos mostra que fomos chamados para andar por fé e não pelas inseguranças.
3.3 – Deixando Deus ser participante do que tem acontecido.Fl.4:6 Por meio da oração.
3.4 – Vivendo uma vida de esperança: Nosso Deus é o Deus da esperança Rm.15:13, por isso nossa esperança deve ser somente nele At.24:15. É motivo para nos alegrarmos Rm.12:12a ,pois a nossa esperança quem propôs foi Deus Hb.6:18, por isso ela é bem aventurada Tt.2:13, é viva IPe1:3, é boa ITs.2:16; é pura 1Jo3:3 e inabalável Hb.10:23. Esta é a única esperança Ef.4:4, pois as demais trazem confusão 1Tm.6:17.
4. OS BENEFÍCIOS DE TER SOBRE JESUS CRISTO TODA A NOSSA ANSIEDADE
4.1-Experimentamos seu melhor cuidado. IPe5:7
4.2-Nossa fé é vista.Tg.2:18b
4.3-O Espírito Santo encontra liberdade para operar através de nós.2Co.3:17
4.4-Provamos do verdadeiro descanso que vem de Deus.Mt.11:29d
Conclusão: Amados não estamos neste mundo para sermos comparados a esta geração encurvada; e sim para mostrar a esta geração que a solução é o cuidado divinal do Senhor Jesus Cristo. Pois somos os instrumentos de Deus com a boa Palavra que alegra o coração do homem abatido que foi enredado pelo poder da ansiedade. Leia Pv.12:25
COMUNIDADE DA RESTAURAÇAO